sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Identidade visual da EURO 2012 (Polônia/Ucrânia)




A marca desenvolvida pelo estúdio português Brandia Central para a Euro 2012 me agradou bastante.
De acordo com as informações disponíveis, o uso da imagem de uma flor e a forma como ela foi representada têm a ver com uma tradição artesanal do interior de Polônia e Ucrânia chamada ‘wycinanka’.


Como será a primeira vez que a Euro será realizada em dois países e, para completar, essas nações faziam parte do antigo bloco comunista, a organização - e a IV tenta transmitir isso - tem enfatizado o conceito relacionado a uma nova história que pode ser construída conjuntamente. O slogan dessa Euro será 'Creating History Together'.
As outras leituras da marca são mais diretas. As cores das flores laterais (relacionadas às bandeiras de cada país), a bola, a imagem das pessoas e assim por diante, são referências mais constantes.
O vídeo de apresentação ficou bem interessante e didático.
Parece-me uma marca atraente, cheia de simbolismos relevantes e consistentes e pode servir como motivação para textos, releases, discursos e debates. Tática já utilizada no lançamento da marca em Kiev na semana passada.

Nenhum comentário: