sábado, 26 de dezembro de 2009

A cor de Santa Cruz (texto publicado na Gazeta do Sul de hoje)

Como você define a cor da cidade na qual você mora? Ela é cinza? Ela é verde? É colorida? Tem cor de sujeira? Nunca reparou? Não faz diferença? 

Clique aqui para ler o texto todo.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Os dez cartazes de filmes de 2009

Tempo de listas. Pois aí está a minha lista dos cartazes de filmes que achei mais interessantes em 2009.
Até observei cartazes brasileiros durante o ano, mas nada me chamou muita atenção nesse sentido.
Pensei em escrever minhas motivações para este ou aquele, mas posso sintetizá-las em duas coisas que me agradam em cartazes: a sensação de um cartaz que provoca a reação "o quê está acontecendo aí" e a percepção de que estou vendo algo agradável (aquilo que noutros tempos podíamos chamar simplesmente de belo).
Nem sempre, como dá para notar, essas duas coisas convivem.
Outro problema é não ter visto o filme. Porém, essa é a situação da maioria das pessoas que têm contato a primeira vez com o cartaz e precisam construir algum significado sobre ele. Foi, portanto, isso que levei em consideração.



.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Identidade visual da EURO 2012 (Polônia/Ucrânia)




A marca desenvolvida pelo estúdio português Brandia Central para a Euro 2012 me agradou bastante.
De acordo com as informações disponíveis, o uso da imagem de uma flor e a forma como ela foi representada têm a ver com uma tradição artesanal do interior de Polônia e Ucrânia chamada ‘wycinanka’.


Como será a primeira vez que a Euro será realizada em dois países e, para completar, essas nações faziam parte do antigo bloco comunista, a organização - e a IV tenta transmitir isso - tem enfatizado o conceito relacionado a uma nova história que pode ser construída conjuntamente. O slogan dessa Euro será 'Creating History Together'.
As outras leituras da marca são mais diretas. As cores das flores laterais (relacionadas às bandeiras de cada país), a bola, a imagem das pessoas e assim por diante, são referências mais constantes.
O vídeo de apresentação ficou bem interessante e didático.
Parece-me uma marca atraente, cheia de simbolismos relevantes e consistentes e pode servir como motivação para textos, releases, discursos e debates. Tática já utilizada no lançamento da marca em Kiev na semana passada.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O suspiro


Tem dias que fico pensando nas razões que me fazem manter este blog bissexto. Olho tantos que existem por aí e penso que boa parte deles serve para o auto-elogio, para a divulgação de asneiras e de sacadas estúpidas ou - o que nos salva de virarmos estátuas de sal - de conteúdos consistentes, atualizados, geniais e pertinentes.
Há de tudo, mas desse tudo há mais de certas coisas do que de outras. As redes sociais e toda a tralha disponível na web se parecem, cada vez mais, com BBBs portáteis e disponíveis a qualquer pessoa com acesso à internet. Quase disse qualquer pessoa que saiba escrever e que tenha acesso à rede. Basta, como já se sabe, o acesso.
Olho, muitas vezes, o que postei e fico matutando. Censuro-me quase sempre. Dias depois dou uma espiada no que está aqui e deixo mais por preguiça ou por sabe-se lá quê sentimento do que por convicção.
Sim, bem sei, não devia depositar tanta reflexão nessas postagens. É inevitável.
Não é possível que não haja custo embutido nesse trânsito quase sempre irrefletido de dados. O valor da memória física (mesmo sendo nas “nuvens”) de tanta coisa dita, postada, twittada, hospedada ou gravada não deve ser um maná oferecido por um deus bom.
Deve ser o estímulo ao trânsito o grande interesse disso tudo. Há bem pouco tempo pagávamos luz, água e telefone. Agora há a tal da conexão “rápida” com a web que acrescenta mais uns dois ou três valores de conta de água por mês.
Não se trata de uma avaliação protomarxista. É só uma reflexão ocupando espaço na rede e tomando o tempo de quem escreveu e de quem leu, está lendo e lerá.
Se tornar público qualquer suspiro que se dê acabou virou o leitmotiv da maioria dos conteúdos publicados no ciberespaço, cá está meu suspiro (breve) de hoje.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Foto Menu: exposição fotográfica (layout de folder/catálogo)



O folder/catálogo para a Exposição Fotográfica "Foto Menu" foi desenvolvido pela aluna Desirê Pereira Allram como exercício prático de design e produção gráfica na disciplina de Artes Gráficas (2009/2 - PP/Unisc).
Todos os alunos da disciplina de Artes Gráficas apresentaram individualmente uma proposta.
A exposição iniciou hoje na Cafeteria Iluminura e deverá durar até o final de dezembro.
As fotos foram produzidas pelos alunos de Gastronomia durante uma oficina com o prof. Alexandre Borges e a coordenação geral da exposição ficou por conta da profa. Mônica Pons.

A exposição faz parte de uma atividade conjunta entre a Graduação Tecnológica em Gastronomia, o Dep. de História e Geografia e o Dep. de Comunicação Social.