terça-feira, 1 de setembro de 2009

Francis, Carlos, Felipe e Olavo

Francis estuda cinema. Começou a estudar depois de descobrir que poderia viver do audiovisual. Antes de se transformar em um aluno da sétima arte ele gostava de cinema como a maioria das pessoas. Sabia, no máximo, quando um filme era do Spielberg ou uma produção da Dreamworks. Hoje, assiste a tudo de Allen, Kiarostami, Kar-Wai e Tarantino. Virou fã de Kurosawa e Bergman. Francis é dedicado e usa bem as câmeras digitais, entende de lentes e filtros, sabe editar e já escreveu vários roteiros para curtas. É fácil encontrá-lo discutindo a estética glauberiana ou os ângulos de Welles. Tornou-se um cinéfilo, um homem esclarecido.

Para Carlos a vida é um espaço de tempo entre dois grandes nadas dedicado ao violino. Desde criança foi incentivado pela família. Os tios também são músicos e todos sonhavam em ver um membro da família tocando numa orquestra. Carlos conseguiu. Não é a maior ou a melhor orquestra que já se viu, mas é uma orquestra e Carlos é um dos violonistas mais respeitados e dedicados. Para ser mais exato, seis horas de dedicação diária. Bach, Mozart, Chopin, Debussy e assim por diante. Carlos conhece bem a obra deles. Para Carlos, não basta executar, ele precisa sentir o espírito dos autores. Imersão é o caminho para a perfeição.

Felipe ainda usa uma câmera com negativo para fotografar a alma das pessoas simples. Mas ele sabe trabalhar com câmeras digitais. Não é um purista. Os retratos em P&B de Felipe são arrebatadores. Felipe já ganhou concursos do SESC e de revistas aclamadas. Fez exposições em várias cidades. Ele gosta de fazer fotos saturadas com a granulação visível. Acha que Sebastião Salgado se seduziu pelo sucesso e prefere o trabalho de poloneses e albaneses impronunciáveis. Felipe tem um site com suas obras e é um sucesso entre estudantes de fotografia em todo o país.

Olavo estudou filologia. É especialista em latim, grego e alemão. Além disso, também se expressa com fluência em russo, inglês, espanhol e francês. Homem erudito e raro. Tem sólidos conhecimentos em teologia e já traduziu mais de vinte livros para o português. Já viveu na França e na Alemanha. Sempre teve muito prestígio e respeito nas rodas acadêmicas. Nunca lecionou em universidades, mas era recorrente sua participação em seminários internacionais.

Francis, Carlos, Felipe e Olavo ouvem as badaladas. Os pesados sinos da igreja anunciam a chegada da noiva. O carro reluzente estaciona lentamente. Francis acerta o foco. Carlos empunha o violino. Felipe está com a melhor lente e com as luzes preparadas. Olavo não sabe, mas ministrará o milésimo casamento da sua vida. A data especial será comemorada com os artistas e intelectuais da cidade. Será um grande evento.

Nenhum comentário: