quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Logos: produtora de filmes

Os logos abaixo relacionados foram desenvolvidos na disciplina de Dir. de Arte I (3° sem. PP / Unisc / 2008.2). O nome foi criado pelos alunos e a materialização das logotipias devia privilegiar o uso de metáforas visuais. Esse exercício foi desenvolvido individualmente enum período anterior aos dos cartazes (post abaixo).
...
Os logos expostos correspondem a menos da metade da turma. Postarei as demais marcas assim que eu as receber.



Alunos:
1. Bárbara; 2. Tiana; 3. Max
4. Aline; 5. Carolina; 6. Cristina; 7. Aroa

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Cartaz: A Intrusa

Meus alunos de Direção de Arte I (3° sem. PP / Unisc / 2008.2) desenvolveram cartazes para um filme baseado no conto "A intrusa" (Jorge Luis Borges). Criativamente todas as peças foram orientadas pelo uso de figuras de linguagem aplicadas à comunicação visual. Estou anexando as imagens conforme os alunos encaminham as imagens.


Carla Lidiane e Francieli


Alexandre Voese e Max da Silva


Tiana Ortiz


Aline Wenzel e Samia Hoesker


Aroa Suleiman e Caroline Henkes


Carolina Schiehl e Cristina Bruck Ramos


Barbara Paula

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Dicas: blogs e documentário


Há, mais ou menos, três semanas o Henrique (aluno de PP da Unisc) me emprestou uma cópia do documentário Helvetica (2007). Ontem à noite, finalmente, pude assisti-lo. Excelente e raro. Procurei pelo DVD original para que a Biblioteca da Unisc pudesse comprá-lo e achei apenas o blu ray (Título original: HELVETICA / Mídia: BLU RAY /Ano de produção: 2007 / País de Produção: Estados Unidos / Duração: 80 minutos).
Resumidamente, o documentário é baseado na forma como grandes designers da atualidade e dos anos 1960 e 70 se relacionam (amores, ódios, indiferença etc.) com o tipo Helvética. A tensão entre os conceitos relacionados ao modernismo e ao pós-modernismo também estão bem presentes. Para quem gosta de design e cultura contemporânea trata-se de um video imperdível.
...
Outra dica interessante, também do Henrique, diz respeito à capa que comemora os 75 anos da Esquire. Confere que vale a pena: http://br.youtube.com/watch?v=iKS12PMdJ6w
...
O Samuel (aluno do curso e um dos proprietários da Empório) também enviou uma dica interessante. O site http://www.smashingmagazine.com/ oferece várias tutoriais de Photoshop e muita informação atualizada sobre tipografia e design gráfico de forma geral. Já acrescentei à lista de links (ao lado).